Todos sabemos que ir ao médico não é um passeio dos mais prazerosos.
O(A) paciente pode estar com dor, preocupado(a) com algum sintoma ou, na melhor das hipóteses, pode estar fazendo uma consulta de rotina, mas isso também causa certa apreensão.
Pensando nisso, é importante o médico proporcione a melhor experiência possível para seus pacientes.
Mas por mais competente e eficiente que seja o seu atendimento, uma boa experiência não passa apenas pelo médico em si.
Por isso listamos 5 fatores que podem (ou não) causar uma boa impressão em seus pacientes:
1 – Atendimento
Oferecer um bom atendimento (por telefone e pessoalmente) é essencial.
Como citamos acima, ninguém vai ao médico por diversão. As pessoas estão preocupadas, apreensivas, muitas vezes irritadas.
Oferecer um treinamento para que seus funcionários sejam pacientes, empáticos e gentis é um ótimo passo para oferecer uma boa experiência.
2 – Processos
Este tópico poderia estar dentro de Atendimento, afinal um processo simples e bem elaborado reflete diretamente na percepção de um atendimento eficiente de seu consultório.
Mas como este fator não depende necessariamente da eficiência das pessoas que executam as tarefas, preferimos dar destaque separadamente.
Cuide para que os processos não sejam muito demorados ou burocráticos para evitar insatisfações em seus pacientes.
Afinal, se isso acontecer, no final das contas quem sofre com o mau humor dos pacientes é o próprio médico, que é o último a atender o paciente, depois de vários, demorados e frustrantes processos de atendimento.
3 – Limpeza
Parece óbvio, mas nem sempre o óbvio é aplicado corretamente. Limpeza é primordial para qualquer estabelecimento que queira causar uma boa impressão, mas quando se trata de saúde, é ainda mais importante.
Portanto cuide para que seu consultório esteja sempre limpo e cheiroso.
4 – Ambientação visual e sonora
Para entreter seus pacientes enquanto eles estão na sala de espera, muitos consultórios deixam uma TV ligada e jogam sua sorte para a programação que estiver sendo transmitida.
Porém, este momento de espera é uma oportunidade para oferecer uma experiência visual e sonora para seus pacientes que pode ensinar, entreter, acalmar, enfim, tudo depende do objetivo de seu consultório.
5 – Mobília e equipamentos
Os cuidados com a mobília e com os equipamentos de seu consultório também são fundamentais para que você possa oferecer uma experiência positiva para seus pacientes.
Lembre-se sempre de que seu consultório é o seu cartão de visita. Então tenha sempre os melhores equipamentos e móveis que você pode oferecer.
Além disso, procure verificar se os móveis que você tem em seu escritório são os mais adequados para a sua especialidade e para a necessidade de seus pacientes.
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